POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO PIAUÍ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2018
https://politicadeformacao.forumeiros.com

CAPÍTULO I –  DA INTRODUÇÃO Empty CAPÍTULO I – DA INTRODUÇÃO

Qui Nov 08, 2018 11:04 pm
Art. 1º- A discussão sobre formação continuada é uma realidade em uma sociedade que passou a exigir dos profissionais das diferentes áreas de atuação uma busca contínua de atualização de conhecimentos e de mudanças de atitude, na perspectiva de construir uma harmonia com as demandas do mundo atual. Assim, a educação e, sobretudo, a formação profissional docente, não podem ficar à margem desse processo de transformação que se configura em cada novo contexto.
Diante do exposto, fica perceptível a necessidade de se investir na formação continuada dos profissionais da educação em geral, estabelecendo, portanto, diretrizes que possam nortear esse processo, visando a redimensionar e a repensar, sobretudo, as práticas dos docentes. 

Desta forma, existe uma grande preocupação nessa área, evidenciando o interesse da SEDUC-PI com políticas e pesquisas com formação continuada dos Profissionais da Educação, atendendo ao artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96 - que aborda a formação dos profissionais da educação, principalmente no que se refere ao parágrafo primeiro, que trata da questão da formação continuada em serviço, assim como a Portaria nº 1.179, publicada no Diário Oficial da União, do dia 6 de maio de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, torna-se perceptível a necessidade de se criar o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí Antonino Freire. 

A implantação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí vem se integrar às demais iniciativas de implementação de políticas nacionais e estaduais de investimento na formação dos profissionais que atuam na educação pública estadual e municipal, consequentemente, intervindo de modo positivo na valorização e qualificação do atendimento no serviço público, ampliando a ação do governo estadual, como uma das metas da atual gestão, quando passa a atender a meta estabelecida no plano de governo sobre a formação docente.

Neste sentido, o Centro de Formação assume a responsabilidade de construir uma Política Educacional de Formação para o Estado do Piauí no que se refere à formação continuada dos profissionais da Educação.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos